Meditações 22
Curadoria Angela Barbour
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua 3 Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP
de 11 de fevereiro a 15 de março de 2022
Uma reflexão sobre os 100 anos da semana de arte moderna de 1922, inspirada no poema de Mário de Andrade “Meditação sobre o rio Tiête” .

Obras
Às Margens
Instalação - Dimensões variáveis
O trabalho apresenta uma instalação que transforma bustos femininos em entidades híbridas entre corpo humano e vegetal. Um dos torsos, envolto por camadas de folhas secas e fibras, cresce em direção ao alto como se carregasse uma coroa de galhos e palhas, que se desdobra pelo chão em uma espécie de cauda orgânica. O outro torso, assentado sobre pedaços de casca de árvore que lembram raízes, tem no lugar da cabeça um galho verdejante, afirmando a continuidade entre carne e seiva.
Entre matéria orgânica e formas humanas, a obra cria um território onde diferentes formas de vida se atravessam, evocando rituais de metamorfose e fertilidade. Ao mesmo tempo altar e paisagem, essa instalação convoca a pensar o corpo como força enraizada e em constante expansão, que se reinventa nos ciclos de vida, morte e renascimento.
Tecitura
Performance para Meditações 22
Investiga a permeabilidade entre corpo, ambiente e outros seres vivos. Aqui, a pele deixa de ser fronteira e se torna passagem, um território de trocas onde fluxos de energia, matéria e memória se encontram. Em escuta profunda com a paisagem e seus habitantes, humanos e não humanos, me entrego pra uma dança que dissolve limites e afirma a interdependência entre as formas de vida. Entre absorver e ser absorvida, entre toque e ausência, o corpo se desdobra em gesto, respiração e presença compartilhada, tornando-se um espaço de atravessamentos, encontros e transformações.







